06 outubro, 2011

Democracia Fashion

Meninas!!!

Li essa matéria e achei super interessante compartilhar com vocês. Por Eliana Sanches - ModaSpot


  
Trabalhar em revistas e sites de moda é uma experiência engraçada. Somos as primeiras a vibrar com as novidades e a desejar todo tipo de peça muito antes de elas se materializarem nas araras das lojas. Afinal, antes de sermos jornalistas, somos mulheres (com todos os defeitos, desejos e direitos). Quantas vezes não peguei na redação frases do tipo: “Preciso desse blazer tangerina”, “Esse escarpim de verniz colorido foi feito para mim”, “Como vou viver sem essa pantalona de cetim?”.
Mas outro dia ouvi uma frase que está se tornando rotineira: “Essas roupas nem chegaram ao Brasil e parece que já cansei delas”. De fato, quando as tendências mostradas lá fora desembarcam por aqui já vimos tantas fotos, tantos desfiles, tantos vídeos com elas que a sensação é de déjà vu.
O mais curioso é que esse cansaço por excesso não acomete só quem trabalha na mídia, mas chegou às ruas, à consumidora final. Enquanto há uma verdadeira guerrilha de lançamentos (as fast fashions são capazes de reproduzir looks de passarela em dois dias), ganha força a corrente do “use bem o que você já tem”. Bom exemplo é o blog Um Ano Sem Zara, associado ao MODASPOT e que faz um mega sucesso pregando passar um ano sem comprar sequer uma camiseta nova.
Enquanto o color blocking está bombando nas coleções, nas ruas o que se vê (além das tais cores em bloco) é uma mistura de estilos, tons, formas (atuais ou antigos) – tudo muito bem temperado pelo gosto pessoal. Sinal de que se há espaço para a massificação, há também para a customização, para a construção de um estilo próprio. O que é ótimo. Para o bolso de cada um e, melhor ainda, para o planeta. É o auge da democracia fashion!

Bjos da Rê!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto e verdadeiro, a mídia em geral (inclui blogs) hoje de uma forma muita rápida dissipa as novidades através da internet (fácil acesso) atropela aquilo que chamamos de tendência. Quando chega em terras brasileiras, parece que não é mais tendência de tanto que já foi visto em sites, blogs e revistas.

    Quanto a customizar e recriar o que já tem no próprio guarda-roupa eu curto, até dias desses estava pensando sobre isso. Tem coisas que hoje ainda uso que não se encaxa na coleção verão 2012, mas com certeza vou usar, irei reaproveitar fazendo um mix e com certeza estarei na moda, porque gosto e concordo muito com a frase de Coco Chanel:

    "Sou contra uma moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera."

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...